REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

19 de jul de 2014

Colunista: Maria Bethânia de Jesus comenta sobre a "TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO"

Foto: Jornalista Flavio Azevedo











A CATÁSTROFE DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E OS VERDADEIROS BENEFICIADOS

                                                                                                     Maria Bethânia de Jesus

A Transposição das águas do Rio São Francisco perpetua a mais um século, foram inúmeros debates e discussões em cima dessa catástrofe ocasionada por políticos corruptos, governos que não estão preocupados com o povo, mas, com o que essa transformação pode trazer de benéficos para o seus bolsos. Quem vai lucrar com isso tudo são as empresas que preiteiam os serviços, cobrando valores absurdos, muitas vezes participando da cumplicidade das falsas licitações, dos superfaturamentos e as multinacionais com vendas de máquinas e equipamentos milionários que irão devastar nosso sistema ecológico.
O governo diz que a Transposição é preciso porque falta água no Nordeste e eu me pergunto: porque ao contrário desse desrespeito ao povo brasileiro, ele não oferece valores R$ aos homens do campo para construção de açudes, equipamentos para bombear a água e irrigar suas terras? Porque ao contrário desses valores tremendos que está sendo gastos ele não oferece casas, terras, cisternas, equipamentos ao povo nordestino para seus plantios? Quem vai ser beneficiado nessa obra é apenas a burguesia, mais uma vez a classe maior (proletariado) ficará de fora do que merecem.
A Transposição do Rio São Francisco veio apenas aumentar e perpetuar o poder da máfia politica, eles nunca pensaram em acabar com a seca do Nordeste, a cada campanha eleitoral eles dominam as prefeituras e em muitos municípios ainda existem os famosos carros pipas, continuam com as cestas básicas e esse maldito benéfico de alienação e acomodação ao nosso povo brasileiro que não tem conhecimentos dessa artimanha corrupta de controlar as classes e conseguir votos.   O nordeste continua com um dos piores Índices de desenvolvimento Humano e bilhões de dólares já foram gastos, mas, nunca obtivemos resultados que favoreça de fato nosso povo. Claro que não é a vontade deles, o governo não pensa em melhorar a vida da gente, pensa em nos manter emparelhados as suas. Grande diferença meu povo!
Estamos falando de uns R$ 7 bilhões, falando de altos investimentos, com essas águas naquelas áreas, as terras serão valorizadas, atraindo maiores investidores e mais uma vez os pequenos agricultores afastados continuarão vivendo na mesma situação de seca.  O Ministério da Integração Nacional propõe que pelo menos metade da água da Bacia do São Francisco (formada pelos estados de Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e pequena participação de Goiás e Distrito Federal) seja transferida para uso do Nordeste Setentrional (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e parte de Pernambuco, Sergipe e Alagoas).

Precisamos de uma política séria, de poços artesianos, do desenvolvimento de um trabalho junto às comunidades, as doenças estão voltando, doenças, que já deveriam ter sido banidas de um país em desenvolvimento, continuam vitimando crianças, adultos e idosos, gerando óbitos nas famílias e custos para o governo e para toda a sociedade. Isso é uma destruição ao nosso planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário