REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

25 de mai de 2016

Sertão Central recebe a 24ª edição da Cavalgada da Pedra do Reino

24ª Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, conta com apoio da Secretaria de Cultura e Fundarpe - Foto: Costa Neto
Teve início neste último domingo (22), no município de São José do Belmonte, no Sertão Central de Pernambuco, a XXIV Cavalgada da Pedra do Reino, manifestação cultural que surgiu inspirada no episódio da tragédia sebastianista na Serra do Catolé, contada no Romance da Pedra do Reino, do mestre Ariano Suassuna. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, e é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte.

Com o tema “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai- e- volta”, a programação conta com as tradicionais festividades que atraem visitantes de toda região. Dentre elas, destacam-se a Cavalhada e a Cavalgada à Pedra do Reino, na qual os cavaleiros participantes mais uma vez anunciarão o legado do Rei Desejado, evocando a figura do rei D. Sebastião.
 
Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, esta é uma importante manifestação cultural do sertão pernambucano. “Não foi à toa que este movimento tão rico inspirou boa parte da literatura de Ariano Suassuna. A Cavalgada da Pedra do Reino cumpre mais uma vez a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores e costumes”, opina.

Durante a Cavalhada, que acontece na tarde do sábado (28), duas equipes de cavaleiros, intituladas Azul e Encarnado, reproduzem jogos típicos da Idade Média, procurando acertar argolas penduradas com suas lanças durante a corrida. A concentração será em frente à Igreja Matriz de São José, e depois o público segue em direção ao Carvalhão, com direito a apresentações da Banda Filarmônica São José, Banda de Pífanos do Mestre Ulisses e Grupo de Cavalhada de Zeca Miron. Ainda no sábado (28), às 9h, a Praça Sá Moraes receberá apresentações de cultura popular, com bandas de pífanos, reisados, violeiros e repentistas, entre outras atrações.

O domingo (29) começa cedo com o ponto alto da celebração popular, quando os fogos de artifício são acionados e os primeiros cavaleiros começam a surgir em frente à Igreja Matriz de São José. O trajeto da Cavalgada à Pedra do Reino contará com apresentação de corais, bandas filarmônicas e de pífanos, e segue até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, onde uma multidão aguarda a chegada dos cavaleiros uniformizados para a tradicional festa. Este ano o rei da Cavalgada à Pedra do Reino é o Sr. José Iran de Oliveira Barros, que participa do evento desde a primeira cavalgada e foi um dos fundadores da Associação Cultural Pedra do Reino.

História – A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.

Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

Confira a programação completa:
XXIV Cavalgada da Pedra do Reino
São José do Belmonte
Dias 27, 28 e 29 de maio de 2016

SEXTA-FEIRA (27 DE MAIO)
Palco de shows
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Horário: 22h
Atrações: Gideon do Forró
Bota pra Moer

SÁBADO (28 DE MAIO)
Cultura Popular
Local: Praça Sá Moraes
Horário: 9h
Atrações: Banda de Pífanos do Mestre Ulisses
Grupo de Dança de São Gonçalo
Violeiros e Repentistas
Reisado do Mestre João Cícero
Grupo de Bacamarteiros

Cavalhada
Local: Concentração em frente à Igreja Matriz de São José, depois segue em direção ao Carvalhão
Horário: 15h
Atrações: Banda Filarmônica São José
Banda de Pífanos do Mestre
Grupo de Cavalhada de Zeca Miron

Palco de shows
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Horário: 22h
Atrações: Forró Mil
Danilo Pernambucano (Participação especial)

DOMINGO (29 DE MAIO)
Cavalgada da Pedra do Reino
*Concentração com missa às 5h30, em frente à Igreja Matriz de São José, e apresentação do Coral de Aboio de Serrita
*Saída dos cavaleiros às 6h, com apresentação d
*Percurso até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, com

Palco na Pedra do Reino
Horário: 7h30
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Atrações: Forró Pé-de-Serra José Balbina
Zeca Bota Bom
Trio Pé-de-Serra Talhada
Aboiadores João Vítor e Nilsinho Vaqueiro.


Fonte: Portal da Cultura
Foto: Costa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário