REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

28 de out de 2016

Brennand Cimentos entrega Igrejas recuperadas para comunidade de Taquara, em Pitimbu/PB

O Brasil guarda grandes riquezas históricas, construções antigas que marcam a história e a cultura de um povo, arquiteturas que agregam costumes e tradições e que relembram uma época jamais esquecida. Duas destas grandes riquezas, estão na comunidade de Taquara, em Pitimbu/PB, são elas: Igrejas Nossa Senhora da Penha de França, datada de 1756 e Igreja Nossa Senhora do Rosário, que foi erguida em 1843.

Ambas estavam deterioradas devido a ação do tempo, entretanto após um termo de compromisso firmado entre a Brennand Cimentos e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, da Paraíba, as Igrejas passaram por uma recuperação física em suas instalações, o que permitirá perpetuar estas histórias por mais algumas centenas de anos.

E foi em clima de festa, nos festejos da semana da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, que no domingo, dia 23/11, a comunidade de Taquara recebeu da Brennand Cimentos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A entrega contou com a presença do Bispo Dom Genival, administrador apostólico da Arquidiocese da Paraíba, que celebrou a primeira missa após a recuperação física.

O momento solene teve também a presença, do Superintendente do IPHAN da Paraíba, Sr. Cláudio Nogueira, do Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Brennand Cimentos, o sr. Murilo Laurindo e principalmente da comunidade, que se apresentou em peso para receber de braços abertos sua Igreja.

As obras de recuperação tiveram início em outubro de 2015, sendo em julho de 2016, entregue a comunidade a Igreja Nossa Senhora da Penha de França totalmente recuperada. E agora no dia 23 de outubro foi a vez da Igreja Nossa Senhora do Rosário voltar, belíssima, as mãos da arquidiocese e dos fiéis. “A Brennand Cimentos se orgulha de poder proporcionar a recuperação destas Igrejas, que são bens históricos não somente para Taquara, mas para Paraíba e para o povo brasileiro.

O Sr. Claudio Nogueira, Superintendente do IPHAN da Paraíba, reforçou a importância da parceria entre os poderes público e privado, para a viabilização de grandes obras como esta e ressaltou o quanto a recuperação físicas destas Igrejas são importante para manter viva a história do vilarejo.

Brennand Cimentos entrega Igrejas para comunidade de Taquara, em Pitimbu/PB Além das Igrejas, também foi entregue aos cuidados da Arquidiocese, o Museu de Arqueologia, instalado na Igreja Nossa Senhora do Rosário. O acervo contempla todos os objetos que foram resgatados durante os estudos executados na fase do Projeto e recupera a história dos nossos antepassados, que viveram na região.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário