REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

18 de nov de 2016

Ação de saúde bucal beneficia estudantes quilombolas de Goiana


Crianças e adolescentes da comunidade quilombola São Lourenço, que estudam na Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, em Goiana, na Mata Norte, participaram nesta quarta (16) e quinta-feira (17) de atividades lúdicas e recreativas com a temática da saúde bucal. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) com apoio dos programas de residência em Saúde da Família da Universidade de Pernambuco (UPE) e Saúde Coletiva da Prefeitura do Recife.

Os estudantes receberam orientação em sala de aula sobre higiene oral, técnicas de escovação, prevenção a cáries e outras doenças. Também foram distribuídos 800 kits com creme dental, escova e cartilha educativa. Quatro dentistas e uma enfermeira participaram da ação, que beneficiou as 25 turmas da escola. "A prevenção precoce garante que essas crianças e adolescentes tenham uma saúde bucal mais saudável, contribuindo para uma vida mais ativa. Despertar este interesse nesses jovens é mais do que necessário", comenta a diretora da Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, Dalcy Gomes.

“A distribuição dos kits com escova e creme dental envolve a estratégia para a prevenção da cárie dentária, um dos principais agravos da saúde bucal, e o estímulo à cultura de higiene bucal diária”, afirmou o coordenador de Saúde Bucal da SES, Paulo César de Oliveira. O coordenador ainda repassou aos alunos informações sobre hábitos saudáveis que promovem a saúde bucal. A pequena Simone Montenegro, 5 anos, foi uma das alunas que recebeu o kit após a explicação das dentistas.

Paulo César ainda ressalta que vem trabalhando com os municípios para desenvolver ações que promovam a equidade na promoção à saúde bucal. Além da SES, a atividade em Goiana conta com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia, a Saúde Bucal de Goiana e a Colgate, que disponibilizou os kits.
 
Fonte: http://portal.saude.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário