REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

24 de mar de 2017

A Psicopedagoga Etany Cristina escreve sobre: Avaliação Piscopedagógica


A psicopedagogia se preocupa com o problema da aprendizagem e , deve ocupar-se inicialmente com os processos da aprendizagem.

É de suma importância serem observados aspectos como: As características da instituição educacional, o meio cultural, comunidade, aspectos sócioafetivos, aspectos cognitívos, observar os valores da escola, a comunicação entre seus profissionais e entre profissionais e alunos.

Ainda existem dificuldades na hora da comunicação e da elaboração no trabalho dentro das instituições de ensino.

A profissão docente habitua-se pensar o trabalho de um professor a sós com os estudantes, sem a necessidade de buscar conhecimentos com outros profissionais ou grupos profissionais, a não ser certos conteúdos que devem ser descritos para permitir a continuidade na programação de outros membros do corpo docente da escola. 
 
Uma proposta de trabalho que enfatize a importância do trabalho e diagnóstico psicopedagógico, poderia surgir como uma parceria significativa dentro da instituição. 
 
O objetivo da avaliação psicopedagógica, procura devolver ao sujeito a dimensão de seu poder ( poder se escrever, poder de saber, poder de fazer), para que dê créditos às suas potencialidades.

“Há famílias que exigem determinadas formas de trabalhar em sala de aula”, afirmam muitos professores. Lógico que isso ocorre, pois as famílias não costumam possuir informações suficientes e eficazes sobre a dificuldade cognitiva do seu filho, para então poder apostar em outras estratégias didáticas. Na maioria das ocasiões, o que as familias na realidade fazem é apostar num único modelo de escola que conhecem ou

frequentaram um dia. Pensando na forma como as crianças estão estudando, com base no que as escolas estão repassando essas informações, um preparo mais amplo, com uma proposta pedagógica bem elaborada, podemos intervir e proporcionar condições para que esses indivíduos se transformem.

“O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE.” – Karl Mannheim
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário