REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

27 de mar de 2018

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos promove seminário para mulher idosa

Tema busca esclarecer diferenças entre transtorno mental e demências ligada ao envelhecimento 
Foto: Pixabay
Ainda em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promove o IV Seminário sobre as Concepções de Saúde da Mulher Idosa, com o tema “Transtorno ou Demência: Entendendo a Diferença”. O evento acontece nesta terça-feira (27), a partir das 8h, no auditório do Abrigo Espírita Lar de Jesus. A organização é da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, que integra a Executiva de Segmentos Sociais (SESES) na pasta da SJDH, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI).

“O objetivo do tema trata da importância de qualificar as informações acerca da saúde mental, para esclarecermos as diferenças entre o transtorno mental e as demências associadas ao envelhecimento”, explica Lucyana Moreira, Superintendente da Pessoa Idosa. A palestra será proferida pelo médico psiquiatra, Dr. Carlos Gustavo da Silva Martin de Arribas e pelo médico geriatra, Dr. Rafael Alex Barbosa de Siqueira Sobrinho.

O público-alvo do Seminário é composto por representações de técnicos, gestores e, cuidadores que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) que são acompanhadas pelo Programa Humanidade; grupos de idosos da Região Metropolitana do Recife; representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e demais órgãos de ordem pública; assim como profissionais da atenção básica em saúde. O propósito de reunir estas categorias está em esclarecer as questões relacionadas a temática, de modo a promover mais condições no exercício das atividades para com o segmento da pessoa idosa.

Promover o envelhecimento saudável, a partir de ações pautadas em cumprimento do Estatuto do Idoso e com a consolidação de políticas públicas para o segmento, reforça o engajamento do Governo de Pernambuco, a partir da SJDH, em estimular o envelhecimento ativo, com exercício da cidadania, emancipação e protagonismo desta parcela significativa da população do estado de Pernambuco.

HOMENAGEM – Em homenagem à atuação e dedicação às políticas públicas voltadas a pessoa idosa, em Pernambuco, a organização do evento fará uma homenagem a Edusa César Menezes de Araújo Pereira (in memoriam), cuja história esteve marcada pela militância em causa do segmento. 

A política de valorização e promoção de qualidade de vida, bem como prevenção de violação dos direitos da pessoa idosa é uma das pautas prioritárias da gestão Paulo Câmara. A execução destas políticas acontece por meio da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Pessoa Idosa (CIAPPI).

Serviço:

IV Seminário sobre as Concepções de Saúde da Mulher Idosa

Quando: 27/03/2018

Onde: Abrigo Espírita Lar de Jesus; Rua Vitoriano Palhares, nº77, Torre – Recife/PE

Horário: 8h às 13h



CIAPPI – CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA À PESSOA IDOSA

Através de uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI oferece escuta humanizada, orientação psicossocial e jurídica, além de monitoramento dos casos encaminhados.

Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.

Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Fone: 3182-7649 / 3182-7607


SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Tem por competência coordenar e monitorar a implementação da Política Estadual da Pessoa Idosa, a fim de valorizar, promover e defender os direitos desse público.


Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

Fone: 3183.3094


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário