REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

27 de jul de 2018

Nesta sexta-feira 27/07, acontecerá o maior eclipse lunar do século

Foto: Pixabay

No início da noite desta sexta-feira (27), boa parte dos brasileiros poderá acompanhar um belo fenômeno astronômico: um Eclipse Total da Lua, o primeiro visível do Brasil desde 2015.

Este eclipse será o mais longo do século XXI. Sua totalidade irá durar 1 hora e 43 minutos. Porém, quando a Lua aparecer no horizonte leste brasileiro ao final da tarde, ela já estará eclipsada. Somente a metade final do eclipse poderá ser observada do nosso país. Mas isso não é motivo de desânimo: dependendo da localidade, ainda será possível observar a Lua saindo lentamente da sombra da Terra por aproximadamente uma hora.

O início da fase total ocorre às 16h30, quando a Lua ainda estará abaixo do horizonte no Brasil. Os recifenses serão os primeiros a avistar o eclipse. Lá, a Lua aparecerá no céu às 17h15. Várias outras cidades nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul também poderão acompanhar a fase total do eclipse, que termina às 18h13.

Se as expectativas dos astrônomos se confirmarem será um eclipse de grandes proporções. 13 minutos depois das 18 horas a Lua vai sair da sombra mais escura, quando se inicia o eclipse parcial até às 19h19. O ápice do fenômeno acontece quando a Lua entrar na chamada fase penumbral, resultado da entrada da Lua na sombra mais clara. O final está preciso para 20h29.

Redação Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário