17 de ago. de 2014

Logotipo: Saiba a importância que ele tem para sua empresa. Por: Elthon Taurino

O logotipo nada mais é a tradução visual em formas e cores do que a sua empresa representa. Uma logo bem planejada e produzida comunica os atributos mais importantes da sua empresa para o público, além de mostrar confiança e profissionalismo no mercado, acarretando destaque entre os seus concorrentes. 

Com o objetivo das pessoas reconhecerem com facilidade a subjetividade do conceito passado no logotipo, tudo é pensado cuidadosamente. Todos os elementos tem um significado, onde o ícone feito, a fonte escolhida, a combinação das cores, a forma utilizada e a finalização do designer (de preferência um profissional da área), tem o objetivo de mostrar um logotipo bonito, atraente e eficiente.

Mas é uma pena que a maioria dos novos proprietários (e antigos também) de pequenas e médias empresas adia a criação de um logotipo feito de forma profissional, onde colocam como empecilho o baixo fluxo de caixa, poucos clientes, gastos mensais e outras desculpas mais, esperando possuir uma renda maior para realizar este investimento. 

Porém eles esquecem que clientes em potencial podem fazer o contato inicial através de um cartão de visita. Qual a imagem que ele vai ter de uma empresa que tem um cartão de visita sem um logotipo, sem uma identidade visual que lembre a marca? Com certeza será de uma empresa que não tem preocupação pela imagem do seu negócio.

Ainda existem aqueles que com o intuito de economizar, optam em fazer o seu próprio logotipo e também todo o seu material de marketing, negando procurar profissionais que trabalham na área. O resultado pode ser prejudicial a empresa, onde o logotipo pode ser algo que difere totalmente o que é o seu negócio, ou pode ser algo que transmita amadorismo.

Hoje a verdade é uma só: “Você é o que mostra ser.” Se você tem uma logo feita de forma amadora, irá passar amadorismo. Se você tem uma logo feita de forma profissional, irá passar profissionalismo. A questão não é encarar o marketing como algo a mais na empresa, e sim, como algo primordial que será responsável por atrair e fidelizar clientes. Não encare como um gasto, e sim como um investimento que em curto prazo irá trazer muitos frutos.
E pra finalizar, não digam mais “Logomarca”, este termo não existe, pois você está falando 2 palavras que significam a mesma coisa (Logo+marca).

Falem “logotipo”, “logo”, “marca”, mas nunca mais “logomarca”, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário