11 de ago. de 2014

Semana do Homem promove ações de saúde em Goiana


A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Saúde, realiza de 11 a 15 de agosto, a Semana de Saúde do Homem. Essa ação faz parte da Saúde a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), instituída pelo Ministério da Saúde desde 2009.

Tendo em vista a resistência cultural que grande parte dos homens possui em procurar os serviços de saúde, essa Semana pretende estimular o desenvolvimento de ações que promovam a modificação desses hábitos, através da adoção de um estilo de vida mais saudável, minimizando os riscos de morbidades.

De acordo com dados do Ministério da saúde, os homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres, praticam atividade física com menor regularidade, estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho, geralmente tem medo de descobrir doenças, só procuram o serviço de saúde com as doenças já instaladas e normalmente não seguem o tratamento recomendado.

A Secretaria de Saúde de Goiana iniciou as atividades desta Semana já na última sexta feira (8), na fábrica da FIAT, com atividades educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite, prática de exercícios físicos e orientações alimentares.

Durante toda a semana as Unidades de Saúde da Família estarão realizando atividades educativas voltadas ao público masculino com o objetivo de inserir esse homem dentro do contexto da estratégia de Saúde da Família, que deve ser a porta de entrada no sistema de saúde.

No dia 15 de agosto ocorrerá uma ação na sede da Secretária de Saúde para os funcionários com participação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), através de prática de exercícios físicos, orientações nutricionais e atividade educativa. Ainda no dia 15, haverá uma ação na cadeia municipal, na qual os detentos terão acesso aos serviços de saúde com consultas médica e de Secretaria de Saúde de Goiana.

Fonte: Site PMG/Sucram

Nenhum comentário:

Postar um comentário