8 de dez. de 2014

Coluna: Inovação Social


O que é a Inovação Social?

Maria Bethânia de Jesus 

Essa Inovação Social se refere as transformações sociais, aos desenvolvimentos de processos, ações e acontecimentos dentro da ótica de inclusão social, que possibilitem a geração de trabalhos, rendas e acima de tudo a qualidade de vida, o bem estar social, a humanização nos espaços de Saúde, Educação, previdência e Assistência Social para um melhor atendimento dos usuários que necessitam dos serviços públicos constituídos e garantidos em Lei. 

Inovar com o social é buscar pessoas com ideias e projetos, pessoas com a capacidade para fazer crescer os espaços e números de trabalhadores frente a nossa sociedade de tal maneira que a exclusão social seja abolida. 

Esse desafio não é difícil, a questão é que as pessoas dificultam os meios ou outras tendem a se acomodar, apenas ficando em suas repartições sem fazer uso adequado das mãos e da mente para desenvolver algum tipo de ação que beneficiem de fato a nossa sociedade com integralidade. 

Todo Gestor deve respeitar o seu território, as condições de vida de cada comunidade para promover o desenvolvimento social, devolvendo autoestima, possibilitando acesso a outra parte da população e promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento enquanto espaços, enquanto pessoas, ocorrendo o que chamamos de transformação social.

Esse é o papel de um bom gestor, fazer usar da mente, da criatividade, da ousadia, do talento da fala articulada, dos palcos que sobe para pedir os votos nas campanhas e aí sim, utilizar desses recursos para transformar, inovar e proporcionar melhores condições de vida para todos que confiaram e acreditaram nas suas palavras. O povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário