Com a situação econômica do Brasil enfrentando uma crise envolvendo políticos e grandes empresas, os impostos sendo reajustados, a inflação fora de controle e os preços dos alimentos aumentando frequentemente, o sono dos brasileiros não é mais o mesmo. A indústria começa a cortar despesas, cortar algumas vagas de emprego e, atualmente, quem está trabalhando pode começar a temer pela estabilidade em seu cargo. Por isso, é um bom momento onde o trabalhador deve pensar em manter a sua saúde e a empresa também fazer um esforço na tentativa de oferecer um ambiente confortável para que os seus funcionários consigam desempenhar suas funções e render satisfatoriamente.
Informe-se sobre os seus direitos trabalhistas
Inicialmente, o funcionário deve estar consciente de seus direitos trabalhistas e das mudanças que ocorreram recentemente no país, como as mudanças no Seguro Desemprego e em tantos outros benefícios trabalhistas.
Faça exercícios regularmente
Depois de estar ciente de seus direitos, o cidadão deve tentar seguir uma vida com hábitos saudáveis, apesar das preocupações diárias e da correria da vida moderna. Muitas pessoas se tornam sedentárias, pois chegam em casa exaustas depois de um longo dia de trabalho e só querem relaxar. Mas, é importante fazer um esforço, respirar e sair para fazer alguma modalidade. Se você não tem condições de pagar por uma academia ou por aulas de ginástica, pode tentar dar uma caminhada, correr ou mesmo andar de bicicleta na sua vizinhança, em uma ciclovia ou mesmo em parques, que oferecem um cenário espetacular para quebrar a rotina das grandes cidades.
Fique de olho na sua alimentação
Outra alternativa bacana para manter a sua saúde em alta é ter alguns cuidados com a sua alimentação. Caso, você passe o dia inteiro no serviço, pode optar por preparar alguns lanches caseiros para se alimentar corretamente. Frutas, sanduiches naturais, verduras e saladas podem ser excelentes opções para quem não quer exagerar na comida e nem nas despesas fora de casa. Por isso, se organize e prepare esses lanches. Com certeza, farão a diferença e garantirão o seu bem estar por muito tempo.
Hidrate-se adequadamente todos os dias!
Outra recomendação é beber bastante água todos os dias. O indicado por especialistas é que cada pessoa consuma, pelo menos, dois litros de água por dia. Então, você pode separar uma garrafa para lhe acompanhar seja durante o experiente, no trajeto para o serviço ou mesmo na sua caminhada no fim do dia.
Tenha uma boa noite de sono!
Fica difícil colocar a cabeça no travesseiro e ter uma noite de sono tranquila sem se preocupar com os problemas diários e as obrigações da manhã seguinte. Entretanto, é bom entender que perder o sono não vai facilitar a sua situação. Então, aproveite essas horas, os médicos recomendam que sejam entre sete e oito horas, tente relaxar e durma. É importantíssimo ter um sono de qualidade para manter seu rendimento no trabalho, para ter disposição durante a semana e manter todo o seu corpo saudável.
Essas são dicas bem simples e que podem ser incorporadas ao dia a dia de qualquer trabalhador brasileiro sem muita dificuldade. Desta forma, você se sentirá bem mais a vontade para cumprir suas obrigações no serviço, ter um convívio amistoso com seus colegas e realizar suas tarefas com bom humor.
O que a empresa pode fazer para manter a saúde de seus funcionários?
A empresa pode ser extremamente importante para fazer com que seus funcionários se sintam a vontade no ambiente de trabalho e mantenham a saúde em dia. Uma dessas possibilidades é oferecer uma boa alimentação aos seus colabores, fazendo uso do Programa de Alimentação do Trabalhador, através de refeitórios próprios, terceirizados ou fornecendo tickets alimentação, há também a distribuição de cestas básicas para ajudar no reforço da alimentação familiar. Um funcionário bem alimentado tem o seu rendimento melhorado, pois todas as suas necessidades básicas de nutrição são supridas por uma boa alimentação.
Empresa que oferece alimentação aos funcionários ganha vantagens
O Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT foi criado pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991. Pela lei, as empresas inscritas no programa podem reduzir o valor no seu Imposto de Renda devido, ou seja, é um bom negócio para as empresas que tem trabalhadores mais saudáveis, bom para o governo que ajuda no bem estar social de todos os envolvidos no programa e é bom principalmente para os trabalhadores que tem a sua saúde preservada e com garantia de vida produtiva e laboral.
Ginástica laboral pode significar mais empenho e rendimento dos funcionários
A empresa ainda pode oferecer um programa de Ginástica Laboral, que auxilia na prevenção de acidentes de trabalho. As companhias que tem apostado nestes treinamentos notaram que os resultados são extremamente positivos, As empresas que têm investido nesses programas perceberam claramente os resultados, pois o ganho de condicionamento físico dos seus empregados tem reflexos na saúde e produtividade, garantindo inclusive, maior firmeza na execução das tarefas, como subir escadas.
A empresa pensa na qualidade de vida de seus colaboradores e investe nessa causa tem muito a ganhar com essa pratica, já que essas ações são alguns dos requisitos para se obter Certificações como a International Organization for Standardization – ISO. O não cumprimento de metas, qualidade, treinamentos etc... que estão ligados muitas vezes à falta de investimento na saúde do trabalhador, afetam toda a organização e impede que a empresa consiga a sua certificação.
Na comunidade, as empresas que se preocupam com o bem estar de seus funcionários ganham destaque e respeito, podendo selecionar de forma mais apropriada seus colaboradores, já que ficam conhecidas por ter diversas vantagens a oferecer aos candidatos, transformando as empresas em uma espécie de objeto de desejos daqueles estão buscando recolocação no mercado de trabalho. Além do mais, a comunidade passa a enxergar a organização com outros olhos e dá mais valor para os produtos e os serviços oferecidos. Afinal, se a empresa almeja qualidade e grandeza, deve iniciar pela preservação da saúde e do bem estar de seus colaboradores.
Por: Maria Bethânia de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário