O presente artigo aborda a arte como ferramenta para o desenvolvimento das disciplinas básicas, verificando como o projeto de arte pode desenvolver a imaginação e a percepção. Repensando com a arte enquanto conhecimento, expressão e linguagem, o tema articulado foi embasado em pesquisas nas obras de Pablo Picasso, Vicent Van Gogh e Leonardo da Vinci (cubismo, expressionismo e simetria) atingndo assim o entendimento das formas geométricas axial e sensibilização do aluno. Os instrumentos de pesquisa incluíram reeleituras das obras, atividades simétricas, além de coleta de dados através de questionários a alunos e professores.
Ao longo do tempo, a arte experimenta mudanças na sua maneira de ser. Cabe à história da arte avaliar a importância destas modificaçãoes, pois a sua ferramenta de auxílio para o desenvolvimento das disciplinas básicas, cujo objetivo é verificar como o projeto de arte pode desenvolver na criança a percepção e a imaginação. A imaginação pode realizar-se em sua totalidade através da arte, criando sentidos fundamentados nos sentimentos, ações, pensamentos, reflexões e descobertas, desdobrando e detalhando-as. A arte é, nesse ensino-aprendizagem, transformadora e potencializadora e tem auxiliado em outras áreas.
O ensino da arte tem a função de fornecer competência chave para que a criança desenvolva sua visão de mundo, sensibilidade, humanização, percepção e imaginação, pois a arte não está isolada do nosso cotidiano e de nossa história pessoal. O aluno, no ensino fundamental, desenvolverá sua competência estética e artística, aprendendo a valorizar e a julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas.
É primordial relatar que o ensino da Arte é enfatizada de forma mais abrangente na Eduacação infantil, enquanto que, no ensino fundamental, a arte é trabalhada de uma forma imprecisa, onde o educador conta uma história e manda desenhar sobre ela, ou continua pedindo para colorir desenhos com péssima qualidade estética, prejudicando a sua precepção e intelecto.
O desenho artístico tem uma grande importância, sendo instrumento da aprendizagem intuitiva através dos sentidos, da percepção e transcrição dos objetos, transformando assim a pedagogia retórica e verbalista.
É através da imaginação artística que se dá o auto-conhecimento, a utopia, a compreensão e a esfera dos sentimentos, além de apresentar um importante elemento pedagógico. Dessa forma, estar-se-á ampliando a percepção de cultura de mundo como também a conscientização social dos discentes. A arte é um instrumento fundamental para que se tenha a compreensão e a organização de nossas ações. Conclui-se que a imaginação orienta o conhecimento e a aprendizagem. A arte exprime e mostra uma visão direta dos sentimentos de vitalidade.
O saber artístico trouxe progressos que incluíram o âmbito mais próximo, particular e singular; como a região, a escola, a sala de aula, e as pessoas individualmente. Não é mais prudente ignorar que a arte auxilia em outras disciplinas. Além de ser um poderoso veículo para o desenvolvimento da imaginação e da percepção, é também para a soma de ultura intelectual necessária ao processo de ensinio-aprendizagem.
Etany Cristina Lopes de Souza
Artista Plástica/ Pedagoga/ Psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário