REGISTROS FOTOGRÁFICOS

.

.
.

29 de out de 2015

Sesc em Pernambuco recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher

Pernambuco recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher
O presidente do Sesc Pernambuco Josias Albuquerque recebe o prefeito do
Recife Geraldo Julio em solenidade para apresentar o projeto

O presidente do Sesc Pernambuco, Josias Albuquerque, recebe, do Departamento Nacional da entidade, nesta sexta-feira (30), a primeira unidade móvel Sesc Saúde Mulher. O projeto realizará, gratuitamente, exames para prevenção de câncer de mama e de colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

O Sesc Saúde Mulher circulará pelo Estado, permanecendo em cada município beneficiado pelo programa durante aproximadamente 90 dias, auxiliando no atendimento a mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde em cidades do interior e Região Metropolitana do Recife (RMR).

Nos locais por onde o Sesc Saúde Mulher passar, as prefeituras, através da Secretaria Municipal de Saúde, serão importantes parceiros na realização do projeto. Para utilizar os serviços da unidade móvel, a paciente deverá entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município e realizar o agendamento. 

O atendimento acontecerá das 8h às 17h, de segunda a sexta, e começará pela RMR. “Através de protocolos e convênios, o projeto prevê uma negociação intersetorial com o Governo do Estado e prefeituras municipais para conclusão diagnóstica e, se necessário, tratamento”, afirmou Josias Albuquerque.

A unidade vai oferecer exames de mamografia, ultrassonografia (pélvico, mama e transvaginal) e citopatológico (exame preventivo). Entre os temas abordados nas ações educativas estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e à mortalidade materna. O projeto também atua na capacitação de agentes de saúde do município, através de palestras, atividades e oficinas.

Ainda de acordo com Josias Albuquerque, em Pernambuco, o Sesc Saúde Mulher prevê atender, mensalmente, cerca de mil pessoas para promoção da saúde, além de 640 pessoas para a realização do exame citopatológico e 768 para o de mamografia.

Sesc Saúde Mulher - O Sesc Saúde Mulher é um projeto do Departamento Nacional da instituição, voltado para a promoção da saúde da mulher. O projeto vai ao encontro do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e Colo do Útero, ressaltando o compromisso do Sesc na prevenção do câncer através de ações relacionadas às suas atividades de Educação em Saúde e Assistência Médica.

Serão atendidas pelo programa mulheres em situação de vulnerabilidade, em municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades. Sua estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório para realização de exames citopatológico (Papanicoloau), sala de mamografia para realização de exame de mamografia, banheiro, estrutura externa/tenda com espaço multimídia para ações educativas, funcionando como recepção e sala multimídia. 

A unidade é equipada também com mamógrafo digital e a equipe composta por médico, responsável técnico, enfermeiro, técnicos de radiologia e educador em saúde. O Departamento Nacional do Sesc já está trabalhando na construção de mais 22 unidades destinadas a outros Estados da Federação.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário