2 de jul. de 2016

Tradicional Procissão da Bandeira de São João na Praia de Carne de Vaca aconteceu neste dia 23/06

Há mais de um século na Comunidade da praia de Carne de Vaca acontece uma manifestação religiosa nas vésperas do dia de São João e nas vésperas do dia de São Pedro, onde os moradores festejam essa tradição num clima de sincretismo religioso, misturando rituais católicos com elementos da cultura afro-brasileira.

Ao saírem da igreja, os devotos e as rezadeiras segue para a casa da pessoa que esta com a bandeira que foi anunciada na igreja e inicia-se uma peregrinação. Chegando à residência, cantam e rezam num sinal de devoção ao santo. O dono da casa oferece aos fies, na maioria das vezes as comidas típicas tais como milho, manguzá, arroz doce, bolo de milho e refrigerante a todos os presentes.

Depois segue em peregrinação pelas principais ruas do povoado, finalizando em frente a capela de SANTA ANA para fazer o hasteamento. A bandeira é hasteada com muita fé, canto, oração, força e a união da comunidade.

Uma roda de coco é formada onde todas as pessoas que acompanharam a bandeira e as que esperam na frente da capela cantam e dançam. Depois de hasteada a bandeira fica para qualquer pessoa da comunidade rouba-lá e no próximo ano mais um morador do povoado seja abençoado pela comunidade religiosa em uma peregrinação de fé até a residência da pessoa que guardou por um ano com todo cuidado e devoção.

Este ano a Bandeira de São João saiu da casa da Professora Natividade.

DENÚNCIA: "Durante o evento alguns moradores reclamaram do Tradicional Acorda Povo, que estava programado para sair no dia anterior, enviaram um oficio ao Secretário de Turismo solicitando uma orquestra, mas que de imediato respondeu que não poderia enviar por causa da crise". 

O administrador de Carne de Vaca conhecido como Arlan, se comprometeu junto com a Sub-Prefeita de Ponta de Pedras Sra Rita de Cássia a mandar a Orquestra para animar o Acorda Povo, a população organizou todo o evento, mas infelizmente esperaram até uma hora da manhã e a orquestra não apareceu. "Uma falta de respeito e compromisso a população de Carne de Vaca". 
Ainda procuramos falar com o Administrador sobre o ocorrido mas o mesmo não estava nas festividades da Procissão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário